Fomos visitar a Quinta dos Olhos D`Água.
Assistimos a um filme sobre o Parque Natural da Serra de S.Mamede e as árvores que existem no Parque.
O Parque tem 56 mil hectares e tem muitas árvores, castanheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros, carvalhos....
As árvores comem, bebem, respiram, tudo como nós. São muito importantes para nós porque nos dão o oxigénio, libertam-no durante o dia e durante a noite respiram oxigénio, como nós, e libertam dioxido de carbono. Por isso, não devemos ter plantas nem árvores no quarto quando dormimos, porque nos roubam o nosso oxigénio.
Depois do filme, lanchámos e fomos para Castelo de Vide. Passámos por uma estrada em que as árvores tinham todas umas cuecas brancas, que é o túnel dos Freixos, porque as árvores são Freixos e porque é muito perigosa e assim veêm-se logo as cuecas brancas das árvores.
Depois subimos muito e fomos ver a ermida da Sra da Penha, uma capelinha mesmo lá no cimo das pedras.
O Rui contou-nos a lenda da ermida :
Havia um pastor que andava lá a guardar ovelhas e nesse tempo haviam muitos ladrões de ovelhas. Os ladrões queriam roubar as ovelhas ao pastor e ele pediu ajuda a nossa Senhora para não lhas roubarem. Então nossa Senhora ouviu e lançou uma sombra à volta do pastor e das ovelhas e os ladrões quando viram aquilo fugiram com medo e não roubaram as ovelhas ao pastor porque as pessoas da vila foram todas a fugir para ver o que queria dizer aquela escuridão.
Depois a nossa senhora pediu para lhe ergueram uma capelinha e as pessoas todas começaram a construir a igreja. Mas, no outro dia quando lá chegavam estava tudo desmanchado o que tinham feito. No outro dia a mesma coisa, no outro e no outro.
Até que um dia quando lá chegaram as alfaias e todo o material estava mesmo lá no cimo das pedras. Começaram a construir lá no cimo das pedras e Nossa Senhora gostou assim....
( contada pela Mariana Gandum)
Subimos até lá acima e encontrámos uma cadeira de pedra para nos sentarmos e pedirmmos um desejo.
Entrámos na igreja pequenina e pedimos alguma coisa a Nossa Senhora.
Depois fomos de autocarro e almoçámos na Barragem da Póvoa.
LEONOR – vi borboletas.
STAIN- Gostei da parte do filme sobre as árvores e as que existiam lá no parque.
MATEUS – Há castanheiros que dão as castanhas e que nós fomos lá apanhar para o magusto. Gostei da parte de rezar dentro da igrejinha e de apanhar a rã lá na Barragem.
MARTIM CRESPO – gostei da parte de atirarmos pedras para a água. O Miguel apanhou um pau e a professora zangou-se com ele.
MATILDE – gostei das borboletas brancas e das árvores de cuecas brancas na estrada.
MIGUEL – gostei de um ninho que vi em cima de uma árvore.
MARIANA – vi uma vinha muito bem arranjada quando entrámos em Castelo de Vide.Gostei da parte em que subimos à igrejinha lá das pedras, da Sra da Penha e estava lá uma cadeira de pedra para nos sentarmos e pedir um desejo.
JÉSSICA – gostei da parte em que fomos sentar na cadeira a rezar e de tirar as fotografias nas pedras.
Meninos do Jardim de Infância
Sem comentários:
Enviar um comentário