- Fomos ao Centro de Ciência Viva
a Estremoz. ( Leonor )
- Ouvimos a história da Menina do
Mar. ( Raquel )
- A história falava-nos das
coisas do mar e dos peixes. ( Raquel )
- Do caranguejo. ( Mariana )
- Do polvo. ( Maria Inês Ribeiro
)
- Falámos das carapaças. (
Constança )
- Estivemos a mexer num cavalo
marinho morto. ( Leonor )
- Estivemos a mexer num
caranguejo morto. ( Constança )
- Aprendemos que alguns animais
perdem a carapaça. ( Leonor e Raquel )
- E depois cresce outra. ( Rafael
Pombo )
- Mexemos no ouriço do mar. (
Raquel )
- Mexemos numa estrela do mar
pequena e outra grande. ( Constança )
- Também mexemos numa carapaça de
sapateira. ( Leonor )
- Estes animais eram marinhos. (
Raquel )
- Andavam no mar e brincavam às
escondidas com a menina do mar. ( Constança )
- Também mexemos num búzio. (
Raquel )
- Em três búzios. ( Leonor )
- Um grande, um com picos e um
pequeno. ( Constança )
- Também mexemos num polvo de
brincar. ( Mariana )
- Também vimos uns camarões
mortos que estavam dentro de um frasco. ( Raquel )
- Também vimos uma rã pequenina.
Era um sapo bebé que só tem cabeça e cauda. ( Constança )
- Depois perde o rabo e nascem as
patas e transforma-se em sapo. ( Mariana )
- Também vimos um choco em
borracha. ( Leonor )
- Também mexemos numa esponja do
mar. ( Raquel )
- Depois noutra atividade estivemos
a dividir os animais que vivem no mar e os que vivem na terra. (Leonor)
- Os animais do mar chamam-se
marinhos e os da terra chamam-se terrestres. ( Raquel )
- Havia imagens de uma ovelha em
que de um lado era pele de ovelha e do outro pele de carneiro. (Constança)
- Havia um boneco de um pássaro que
tinha de um lado penas castanhas e do outro penas brancas. (Constança)
- Mexemos em luvas. ( Maria
Carolina )
- Tinham lá dentro pele de cobra e
penas de pássaro. ( Rafael Pombo )
- E pele de ovelha. ( Raquel )
- As luvas estavam nas nossas mãos.
( Raquel e Leonor )
- Com um cubo de gelo pusemos em
cima das luvas para ver se era quentinho ou frio. ( Raquel )
- Já sabemos que a pele de ovelha e
as penas do pássaro protegem do frio e a pele da cobra não. (Constança)
- Também sabemos que o pelo da
ovelha chama-se lã. ( mariana )
- Parece algodão. ( Rafael Real )
-Também sabemos que a pele da cobra
é escamosa. (Raquel )
- Tem escamas. ( Constança )
- A cobra perde a pele e depois
nasce outra. ( Raquel )
- Nasce da ponta até à outra ponta.
( Constança )
- Também havia um peixe. ( Leonor )
- Também tinha escamas. ( Constança
)
- A cobra desloca-se a deslizar
pela terra. ( Raquel )
- O peixe desloca-se com as suas
barbatanas a nadar. ( Mariana )
- O pássaro desloca-se a voar e a
andar. ( Constança )
- A ovelha desloca-se a andar e
outras vezes a correr. ( Constança )
- A ovelha anda em quatro patas. (
Raquel )
- Depois fomos fazer a experiência
no trilho dos dinossauros…
- Tinhamos de encontrar os ossos
dos dinossauros naquilo onde estavam enterrados. ( Inês )
- Quando encontramos os fósseis de
dinossauro fizemos de conta que éramos paleontólogos. (Raquel)
- Mas éramos pequenos. ( Maria Inês
Ribeiro )
- Tivemos a ver o T- Rex. ( Mafalda
)
- O esqueleto do T-Rex era do
tamanho do T- Rex de verdade mas estava
mais baixo porque senão partia o teto. ( Leonor )
-
Depois com gesso e umas formas fizemos um dinossauro que trouxemos para
a escola para pintarmos. ( Leonor )
- Depois fizemos fósseis de
dinossauro. ( Alexandre )
- Vimos os ossos do Pterodátilo. ( Maria Inês Ribeiro )
- Também vimos um esqueleto de um
macaco que depois foi passando até passar a ser homem. (Raquel)
- Também vimos um tubarão, mas só a
boca. Estava com a boca aberta. ( Rafael Real )
- Também vimos meteoritos. ( Raquel
)
- Também havia um esqueleto da
família do Triceratopo. ( Raquel )
- Também vimos umas cabeças de dois
dinossauros: um era carnívoro e o outro herbívoro. ( Leonor )
- Um tinha dentes cá atrás e o
outro só à frente. ( Maria Inês Ribeiro )
- O que tinha dentes só à frente
era herbívoro e o outro era carnívoro. ( Leonor )
- Também vimos uns caracóis. (
Raquel )
- Também vimos fósseis. ( Alexandre
)
- De plantas. ( Raquel )
- Vimos de um lagarto. ( Leonor )
Depois fomos para as experiências
sobre vulcanismo .
- Vimos o planeta Terra. ( Raquel )
- O planeta Terra é como um
pêssego. Primeiro tem a pele que é onde nós vivemos; depois tem a parte que nós
comemos e onde ainda não se pode viver. ( Leonor )
- Porque está muito calor. (
Mafalda )
- Depois no caroço também não se
pode viver. ( Leonor )
- Porque está muito calor. (
Constança )
- Fizemos com um martelo em que
tínhamos duas oportunidades até uma campainha tocar. (Constança)
- Carregámos num botão de uma
panela até chegar ao vermelho e depois começou a apitar e pregou-nos um susto.
( Raquel )
- Tivemos de meter as mãos dos
meninos, umas por cima das outras. ( Mafalda )
- Também vimos o vulcão a entrar em
erupção. ( Mariana )
- Houve uma parte que baixava e
levantava e na parte de cima deitava fumo. ( Leonor)
- Nós vimos o vulcão. ( João )
- Havia um jogo que nós tínhamos de
fazer bolhas. ( Maria Inês Ribeiro )
- Havia bolhas pequeninas e quando
se juntavam com as grandes ficavam maiores. Depois tínhamos de fazer para cima
e para baixo para as bolhinhas saírem. ( Constança )
-Também vimos dois vulcões. (
Mariana )
- Um era perigoso e o outro não. Um
era assim um fogo verdadeiro para acender o lume. ( Raquel )
- Também vimos uma bicicleta que
tínhamos de rodar o pedal e quando rodávamos enchia com água e depois baixava.
( Lourenço )
- Depois fomos para dentro do
submarino. ( Mafalda )
- Houve uma parte que vimos lá
dentro do submarino um menino. Carregava-se num botão e chovia mas a bomba
estava a ser arranjada. ( Leonor )
Sem comentários:
Enviar um comentário