domingo, 7 de junho de 2015

Visita ao Centro de Ciência Viva de Estremoz - Pré-escolar

- Fomos ao Centro de Ciência Viva a Estremoz. ( Leonor )
- Ouvimos a história da Menina do Mar. ( Raquel )
- A história falava-nos das coisas do mar e dos peixes. ( Raquel )
- Do caranguejo. ( Mariana )
- Do polvo. ( Maria Inês Ribeiro )
- Falámos das carapaças. ( Constança )
- Estivemos a mexer num cavalo marinho morto. ( Leonor )
- Estivemos a mexer num caranguejo morto. ( Constança )
- Aprendemos que alguns animais perdem a carapaça. ( Leonor e Raquel )
- E depois cresce outra. ( Rafael Pombo )
- Mexemos no ouriço do mar. ( Raquel )
- Mexemos numa estrela do mar pequena e outra grande. ( Constança )
- Também mexemos numa carapaça de sapateira. ( Leonor )
- Estes animais eram marinhos. ( Raquel )
- Andavam no mar e brincavam às escondidas com a menina do mar. ( Constança )
- Também mexemos num búzio. ( Raquel )
- Em três búzios. ( Leonor )
- Um grande, um com picos e um pequeno. ( Constança )
- Também mexemos num polvo de brincar. ( Mariana )
- Também vimos uns camarões mortos que estavam dentro de um frasco. ( Raquel )
- Também vimos uma rã pequenina. Era um sapo bebé que só tem cabeça e cauda. ( Constança )
- Depois perde o rabo e nascem as patas e transforma-se em sapo. ( Mariana )
- Também vimos um choco em borracha. ( Leonor )
- Também mexemos numa esponja do mar. ( Raquel )









- Depois noutra atividade estivemos a dividir os animais que vivem no mar e os que vivem na terra. (Leonor)
- Os animais do mar chamam-se marinhos e os da terra chamam-se terrestres. ( Raquel )
- Havia imagens de uma ovelha em que de um lado era pele de ovelha e do outro pele de carneiro. (Constança)
- Havia um boneco de um pássaro que tinha de um lado penas castanhas e do outro penas brancas. (Constança)
- Mexemos em luvas. ( Maria Carolina )
- Tinham lá dentro pele de cobra e penas de pássaro. ( Rafael Pombo )
- E pele de ovelha. ( Raquel )
- As luvas estavam nas nossas mãos. ( Raquel e Leonor )
- Com um cubo de gelo pusemos em cima das luvas para ver se era quentinho ou frio. ( Raquel )
- Já sabemos que a pele de ovelha e as penas do pássaro protegem do frio e a pele da cobra não. (Constança)
- Também sabemos que o pelo da ovelha chama-se lã. ( mariana )
- Parece algodão. ( Rafael Real )
-Também sabemos que a pele da cobra é escamosa. (Raquel )
- Tem escamas. ( Constança )
- A cobra perde a pele e depois nasce outra. ( Raquel )
- Nasce da ponta até à outra ponta. ( Constança )
- Também havia um peixe. ( Leonor )
- Também tinha escamas. ( Constança )
- A cobra desloca-se a deslizar pela terra. ( Raquel )
- O peixe desloca-se com as suas barbatanas a nadar. ( Mariana )
- O pássaro desloca-se a voar e a andar. ( Constança )
- A ovelha desloca-se a andar e outras vezes a correr. ( Constança )
- A ovelha anda em quatro patas. ( Raquel )








- Depois fomos fazer a experiência no trilho dos dinossauros…
- Tinhamos de encontrar os ossos dos dinossauros naquilo onde estavam enterrados. ( Inês )
- Quando encontramos os fósseis de dinossauro fizemos de conta que éramos paleontólogos. (Raquel)
- Mas éramos pequenos. ( Maria Inês Ribeiro )
- Tivemos a ver o T- Rex. ( Mafalda )
- O esqueleto do T-Rex era do tamanho do T- Rex de verdade mas estava  mais baixo porque senão partia o teto. ( Leonor )
-  Depois com gesso e umas formas fizemos um dinossauro que trouxemos para a escola para pintarmos. ( Leonor )
- Depois fizemos fósseis de dinossauro. ( Alexandre )




















- Vimos os ossos do Pterodátilo. ( Maria Inês Ribeiro )
- Também vimos um esqueleto de um macaco que depois foi passando até passar a ser homem. (Raquel)
- Também vimos um tubarão, mas só a boca. Estava com a boca aberta. ( Rafael Real )
- Também vimos meteoritos. ( Raquel )
- Também havia um esqueleto da família do Triceratopo. ( Raquel )
- Também vimos umas cabeças de dois dinossauros: um era carnívoro e o outro herbívoro. ( Leonor )
- Um tinha dentes cá atrás e o outro só à frente. ( Maria Inês Ribeiro )
- O que tinha dentes só à frente era herbívoro e o outro era carnívoro. ( Leonor )
- Também vimos uns caracóis. ( Raquel )
- Também vimos fósseis. ( Alexandre )
- De plantas. ( Raquel )
- Vimos de um lagarto. ( Leonor )














Depois fomos para as experiências sobre vulcanismo .
- Vimos o planeta Terra. ( Raquel )
- O planeta Terra é como um pêssego. Primeiro tem a pele que é onde nós vivemos; depois tem a parte que nós comemos e onde ainda não se pode viver. ( Leonor )
- Porque está muito calor. ( Mafalda )
- Depois no caroço também não se pode viver. ( Leonor )
- Porque está muito calor. ( Constança )
- Fizemos com um martelo em que tínhamos duas oportunidades até uma campainha tocar. (Constança)
- Carregámos num botão de uma panela até chegar ao vermelho e depois começou a apitar e pregou-nos um susto. ( Raquel )
- Tivemos de meter as mãos dos meninos, umas por cima das outras. ( Mafalda )
- Também vimos o vulcão a entrar em erupção. ( Mariana )
- Houve uma parte que baixava e levantava e na parte de cima deitava fumo. ( Leonor)
- Nós vimos o vulcão. ( João )
- Havia um jogo que nós tínhamos de fazer bolhas. ( Maria Inês Ribeiro )
- Havia bolhas pequeninas e quando se juntavam com as grandes ficavam maiores. Depois tínhamos de fazer para cima e para baixo para as bolhinhas saírem. ( Constança )
-Também vimos dois vulcões. ( Mariana )
- Um era perigoso e o outro não. Um era assim um fogo verdadeiro para acender o lume. ( Raquel )
- Também vimos uma bicicleta que tínhamos de rodar o pedal e quando rodávamos enchia com água e depois baixava. ( Lourenço )














- Depois fomos para dentro do submarino. ( Mafalda )
- Houve uma parte que vimos lá dentro do submarino um menino. Carregava-se num botão e chovia mas a bomba estava a ser arranjada. ( Leonor )


Sem comentários:

Enviar um comentário

A escola

A  escola
Desenho da Sofia e Anabela