sábado, 8 de novembro de 2014

EXPERIÊNCIA COM ALIMENTOS

REGISTO DA EXPERIÊNCIA

A MAÇÃ E A BATATA:  SERÁ QUE FLUTUAM OU NÃO FLUTUAM?

A propósito da alimentação pensamos em realizar uma experiência para verificar se a maçã e a batata flutuavam ou não flutuavam…e convidámos os nossos colegas do 1º e 3º ano para partilharem esta atividade connosco.
Começamos por prever o que iria acontecer… e fomos dando as nossas explicações.


OBJETO

Penso que…

Verifiquei que…
Flutua
Não flutua
Flutua
Não flutua

maçã
- Simão, - Pedro, - Guilherme
- Martim Crespo,
- Mateus
Todos os meninos da pré;
X


batata
- Inês,  - Raquel,
- Mafalda; Rafael R.,
- Lourenço, - Mariana
- Rodrigo, - Leonor,
- Alexandre,
- Constança,
- Maria Inês R.
Todos os meninos do 1º ciclo


X
 Algumas justificações para as previsões:
- A maçã não flutua porque é redonda e é muito pesada. ( Raquel )
- A batata vai flutuar porque não é pesada. ( Raquel )
- Eu acho que a batata vai ao fundo porque é pesada. ( Leonor Velez )
Realizamos a experiência …





Depois cortamos a batata e a maçã aos bocadinhos e achamos que o resultado também vai ser diferente. Deitámos a maçã e a batata e observamos que a batata não flutua e a maçã flutua.



Depois introduzimos uma variável: o sal
O Martim Crespo disse que a batata e a maçã iriam flutuar porque o sal tem o efeito de fazer as coisas flutuarem.
- Observamos que a água era transparente. Juntámos depois o sal.
Observamos que a água ficou branca por causa do sal. 


Depois de mexermos o sal dissolveu e a água voltou a ficar transparente.


Colocámos então a maçã e a batata aos bocadinhos e verificámos que flutuaram.



 Concluímos que o sal tem influência nos objetos e os faz flutuar e que o que também faz com que os objetos flutuem ou não flutuem é a sua densidade. Pedimos então aos meninos do 3º ano que fossem pesquisar o que significava densidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário

A escola

A  escola
Desenho da Sofia e Anabela