REGISTO DA
EXPERIÊNCIA
A MAÇÃ E A
BATATA: SERÁ QUE FLUTUAM OU NÃO FLUTUAM?
A propósito da
alimentação pensamos em realizar uma experiência para verificar se a maçã e a
batata flutuavam ou não flutuavam…e convidámos os nossos colegas do 1º e 3º ano
para partilharem esta atividade connosco.
Começamos por
prever o que iria acontecer… e fomos dando as nossas explicações.
OBJETO
|
Penso que…
|
Verifiquei que…
|
||
Flutua
|
Não flutua
|
Flutua
|
Não flutua
|
|
maçã
|
- Simão, -
Pedro, - Guilherme
- Martim
Crespo,
- Mateus
|
Todos os
meninos da pré;
|
X
|
|
batata
|
- Inês,
- Raquel,
- Mafalda; Rafael R.,
- Lourenço, - Mariana
|
- Rodrigo,
- Leonor,
-
Alexandre,
-
Constança,
- Maria
Inês R.
Todos os
meninos do 1º ciclo
|
X
|
Algumas justificações para as previsões:
- A maçã não
flutua porque é redonda e é muito pesada. ( Raquel )
- A batata vai
flutuar porque não é pesada. ( Raquel )
- Eu acho que a
batata vai ao fundo porque é pesada. ( Leonor Velez )
Realizamos a experiência
…
Depois cortamos
a batata e a maçã aos bocadinhos e achamos que o resultado também vai ser
diferente. Deitámos a maçã e a batata e observamos que a batata não flutua e a maçã
flutua.
Depois introduzimos uma
variável: o sal
O Martim Crespo disse que a batata e a maçã
iriam flutuar porque o sal tem o efeito de fazer as coisas flutuarem.
- Observamos que
a água era transparente. Juntámos depois o sal.
Observamos que a água
ficou branca por causa do sal.
Depois de mexermos o sal dissolveu e a água
voltou a ficar transparente.
Colocámos então
a maçã e a batata aos bocadinhos e verificámos que flutuaram.
Concluímos que o sal tem influência nos
objetos e os faz flutuar e que o que também faz com que os objetos flutuem ou
não flutuem é a sua densidade. Pedimos então aos meninos do 3º ano que fossem
pesquisar o que significava densidade…
Sem comentários:
Enviar um comentário