sábado, 8 de fevereiro de 2014

EXPERIÊNCIA " FLUTUA OU NÃO FLUTUA "

CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS

O QUE SIGNIFICA FLUTUAR E AFUNDAR?

- Uns objetos vão abaixo e outros vão acima. ( Martim Raposo )
- Ir abaixo é afundar. ( Rafael Real )
- Ir acima é flutuar. ( Raquel )
- Lá em cima também se flutua como os barcos. ( Leonor Velez )
- Os patos de borracha também flutuam. ( Guilherme )

E O QUE TEMOS DE TER PARA VER SE OS OBJETOS FLUTUAM OU NÃO FLUTUAM ?

- Temos de ter água. ( Laura Valério )

E A ÁGUA DO MAR É IGUAL À DO RIO OU DAS TORNEIRAS?

- Não. A água do mar é salgada. ( Leonor Valério )
- A água da torneira é normal. ( Matilde )

EXPERIÊNCIA

Objetos utilizados:
- Pedras
- Boneco de borracha ( zebra )
- Carro de metal
- Pincel
- Peça de madeira
- Tampa de garrafa de plástico
- Borracha
- Garrafa de iogurte com tampa
- Copo de plástico
- Prato da balança metálico
- Berlinde
- Clipe
- Peça de jogo em plástico

Como fizemos:

- Primeiro preenchemos uma tabela com o que nós pensávamos que iria acontecer com cada um dos objetos.

- Depois enchemos uma taça transparente de vidro com água e fomos colocando lá os objetos.


O que observamos:
- Os objetos de madeira flutuaram.
- Os objetos de plástico flutuaram.
- Os objetos de metal ( ferro ) afundaram.
- O berlinde de vidro afundou.

- No final fomos preenchendo a tabela com o que verificamos que aconteceu.



- Registámos também através do desenho a experiência.


O que concluímos:
- Uns são mais pesados, outros são mais leves. ( Martim Raposo )
- Os mais pesados vão ao fundo. ( Martim Raposo )
- Os mais leves vão ao cimo. ( Laura Valério )

CONCLUSÕES:
- Há materiais que são mais densos do que a água e por isso vão ao fundo, mesmo sendo leves ( exº clipe )
- Os materiais que são menos densos do que a água flutuam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A escola

A  escola
Desenho da Sofia e Anabela