CONCEPÇÕES
PRÉVIAS DOS ALUNOS
O
QUE SIGNIFICA FLUTUAR E AFUNDAR?
-
Uns objetos vão abaixo e outros vão acima. ( Martim Raposo )
-
Ir abaixo é afundar. ( Rafael Real )
-
Ir acima é flutuar. ( Raquel )
-
Lá em cima também se flutua como os barcos. ( Leonor Velez )
-
Os patos de borracha também flutuam. ( Guilherme )
E
O QUE TEMOS DE TER PARA VER SE OS OBJETOS FLUTUAM OU NÃO FLUTUAM ?
-
Temos de ter água. ( Laura Valério )
E
A ÁGUA DO MAR É IGUAL À DO RIO OU DAS TORNEIRAS?
-
Não. A água do mar é salgada. ( Leonor Valério )
-
A água da torneira é normal. ( Matilde )
EXPERIÊNCIA
Objetos
utilizados:
-
Pedras
-
Boneco de borracha ( zebra )
-
Carro de metal
-
Pincel
-
Peça de madeira
-
Tampa de garrafa de plástico
-
Borracha
-
Garrafa de iogurte com tampa
-
Copo de plástico
-
Prato da balança metálico
-
Berlinde
-
Clipe
-
Peça de jogo em plástico
Como
fizemos:
-
Primeiro preenchemos uma tabela com o que nós pensávamos que iria
acontecer com cada um dos objetos.
-
Depois enchemos uma taça transparente de vidro com água e fomos
colocando lá os objetos.
O
que observamos:
-
Os objetos de madeira flutuaram.
-
Os objetos de plástico flutuaram.
-
Os objetos de metal ( ferro ) afundaram.
-
O berlinde de vidro afundou.
-
No final fomos preenchendo a tabela com o que verificamos que
aconteceu.
-
Registámos também através do desenho a experiência.
O
que concluímos:
-
Uns são mais pesados, outros são mais leves. ( Martim Raposo )
-
Os mais pesados vão ao fundo. ( Martim Raposo )
-
Os mais leves vão ao cimo. ( Laura Valério )
CONCLUSÕES:
-
Há materiais que são mais densos do que a água e por isso vão ao
fundo, mesmo sendo leves ( exº clipe )
-
Os materiais que são menos densos do que a água flutuam.
Sem comentários:
Enviar um comentário