quarta-feira, 23 de maio de 2012

Experiências



Os alunos do 1.º e 2.º anos realizaram algumas experiências. Verificámos que o ar existe através do enchimento de balões e do seu equilíbrio numa cruzeta. Ao rebentarmos um balão o outro desceu mais na cruzeta. Concluímos que ele tem peso.
Noutra explorámos a flutuação de alguns materiais num alguidar cheio de água. No fim dividimos os objetos que flutuavam e os que não flutuavam.
Alunos da turma A (1.º e 2.º anos)

Os animais

O golfinho é aquático, é mamífero e é selvagem. A aranha é carnívora e come moscas e outros insetos e faz uma teia de seda.
O gafanhoto é herbívoro porque come erva e salta muito. O leão é carnívoro porque come gazelas e é selvagem.
Rodrigo Cáceres – 1.º ano

sábado, 19 de maio de 2012

Sinais de trânsito

Sinais de Informação – informam os condutores e peões de alguma coisa importante e útil, como existência de Parque de estacionamento, de Hospital, de restaurante, de pousadas, de passadeiras, etc. São quadrados e azuis.
Sinais de obrigação – Obrigam os condutores a fazer alguma coisa, a virar para a direita, para a esquerda, a contornar a rotunda, a não ultrapassar, etc. São redondos e azuis.
Sinais de perigo – Informam da existência de algum perigo na via pública, lombas, saída de crianças e de animais, passagem de nível, etc. São triangulares e vermelhos.
Sinais de proibição – Proíbem alguma ação aos condutores, proíbem estacionar, circular, virar, ultrapassar, andar a mais de alguns quilómetros por hora, etc. São redondos e vermelhos.

Tabalho feito com a colaboração do pai da Margarida e do Miguel Poeiras

Cartaz final do trabalho
Alunos do pré-escolar

EXPERIÊNCIA DAS SEMENTES


Estivemos a semear  feijão e grão .
Pusemos a terra num copo, mas fizemos um buraco no copo e deitámos para lá o que escolhemos, uns deitaram grãos e outros feijões.
Depois tapámos o buraco e depois pusemos água e colocámos ao sol .
Antes de pôr a terra fizemos um buraco no copo para a água sair e a raiz não apodrecer.
Agora todos os dias temos de regar para elas nascerem.
Experimentámos a pôr algodão em vez de terra, pusemos algodão no copo, pusemos as sementes e tapámos com algodão e regámos e pusemos ao sol .
Experimentámos também a guardar dois copos no armário, um com terra e outro com algodão, onde não pudesse entrar sol, mas também os regávamos todos os dias .
Trouxemos uma mini-meia da nossa mãe e fizemos o cabeça verde.
Pusemos as sementes para dentro da meia, depois deitámos serradura e finalmente a terra.
Fizemos um nariz, colámos uns olhinhos e pusémos num copo, virado ao contrário.
Agora temos de os regar todos os dias.

AGORA VAMOS OBSERVAR TODOS  OS  DIAS  PARA  VER  O  QUE  ACONTECE


Os alunos do pré-escolar

Ciclo da água


Os alunos do pré-escolar fizeram alguns trabalhos sobre o ciclo da água.

sábado, 5 de maio de 2012

Dia da mãe

DIA  DA  MÃE

Se eu fosse gente crescida
E soubesse falar bem
Num abraço te diria
que te adoro minha mãe.

Se eu fosse gente crescida
E soubesse contar bem
Do céu mil estrelas colhia
Para te dar minha mãe.


Poema dos meninos do Jardim de Infância

Prendas para a mãe


O Dia da Bela Cruz

No dia 3 de maio realizou-se uma atividade sobre o Dia da Bela Cruz. A Senhora Maria Antónia fez uma cruz enfeitada com flores. Depois foi colocada na porta da escola, como manda a tradição. Ela contou para todos os alunos da escola a lenda sobre este dia.
DIA 3 DE MAIO – DIA DA BELA CRUZ

Há muitos anos que existe a tradição de se fazer uma cruz de madeira coberta com flores apanhadas no campo e colocada por cima da porta, no dia 3 de Maio, ao qual se dá o nome de dia da Bela Cruz.
As pessoas que estavam em casa colocavam a cruz cerca do meio-dia e costumavam dizer que era para dar sorte. As pessoas que andavam a trabalhar faziam a cruz na hora do jantar( 12h ) e colocavam-na no cimo de uma árvore.
Havia um ditado que era assim : o manageiro dizia “ mulheres vamos jantar e à sombra desta cruz descansar “, isto porque, a partir do dia 3 de Maio os trabalhadores tinham direito a mais 1h e 30 m de descanso distribuído da seguinte maneira : ás 9h da manhã almoçavam, tinham 1h de almoço, ao meio-dia jantavam e tinham então já direito a 2h e por volta das 5h30m da tarde tinham mais 30m de descanso para comer a merenda, isto porque trabalhavam do nascer ao pôr do sol, que chegava a ser das 7horas às 9 horas da noite.

Jardim de Infância de Urra

Aula de Educação Física

Os alunos do pré-escolar numa aula de Educação Física

O meu meio de transporte

O Rodrigo Cáceres inventou um meio de transporte que podia andar na terra e na água. O nome que lhe deu foi : "O carro barco tubarão"

A primavera

O António, o Duarte e o João fizeram um belo desenho sobre a primavera...

A escola

A  escola
Desenho da Sofia e Anabela